top of page
  • Gabriela Moreira

A confiança é um desvio do medo

Qual medo você está evitando ao escolher confiar em alguém ou em alguma coisa?


Tenho pesquisado sobre o Amor.


Ao experimentar, fazer perguntas, ler livros, fazer entrevistas, me relacionar com meu parceiro e amigos, percebo que para mim é especialmente desafiador aceitar e amar quem a pessoa não é.


Uma parte de mim tem um amplificador para cada parte da outra pessoa e em mim que poderia ser diferente, tenho uma lupa para cada pedacinho que falta, de como as coisas poderiam ser melhores. Este lugar em mim é uma colônia bacteriana perfeita para expectativas.


blind women walking in a line, below her there are spines


Descobri que crio expectativas para controlar e me sentir segura. Invento histórias sobre mim mesma, sobre os outros e sobre o mundo e depois as transformo em verdade, para tornar a vida confiável, previsível e consistente.


Isso é tudo que meu cérebro reptiliano precisa.


Faço isso na tentativa de não sentir meu medo.


Jim Sarvos em entrevista com Clinton Calahhan diz:


“Acho que o amor é um estado de aceitação. Então, quando eu aceito quem você é e quem você não é, surge um espaço de amor. A maioria das pessoas pode aceitar quem você é, ou pode aceitar quem você não é, mas não pode aceitar quem você é e quem você não é”.

Uma das minhas formas de não aceitar quem você não é e quem eles não são é criando expectativas. Uma das formas pelas quais as expectativas se manifestam é por meio do conceito de Confiança.


Você é confiável? Seu amigo é confiável? Seu parceiro? Seus pais? Seu chefe? Seu colega? Até mesmo o seu próximo passo ou o que você mais deseja? Alguém ou alguma situação é verdadeiramente confiável?


Afinal, o que é confiança?


Você pode ter confiança sem a expectativa de que eles sempre estarão ao seu lado, serão leais a você e o tratarão da maneira que você deseja ser tratado?


Algumas pessoas me perguntam: como você pode se relacionar com alguém se não há nenhuma confiança?


Eu pergunto de volta: como posso me relacionar com alguém se confio nessa pessoa?


E se a confiança for uma porta elegante, ingênua e nebulosa de expectativas e ressentimentos através da qual você entra no território de matar a intimidade com aqueles que ama? -Se você não sabe como as expectativas matam a intimidade, recomendo fortemente que assista a este vídeo.


As expectativas acontecem quando você assume que sua história sobre algo ou alguém é verdadeira.



two people togather, pretending everything is fine

Se você quiser estar certo em vez de estar em relação, então você criará uma vida de expectativa e confiança.


Por exemplo, quando você diz ‘Eu confio que você não vai mentir para mim’, há uma história no canto que você acredita ser verdade: ‘Eu tenho a história de que você sempre me contará a verdade’. Você espera que essa pessoa nunca minta para você. O que acontece se essa pessoa mentir? E se essa pessoa estiver mentindo até pra ela mesma?


Você se sente traído e ressentido. Eu confiei em você e agora não posso confiar em você, VOCÊ me traiu. Grande gancho para um belo Drama Baixo. Nenhuma intimidade é possível

.

Existe um grande muro entre você e quem você ama. Você já experimentou isso? Eu já, e meu amigo, eu lhe digo, é um lugar de merda para se estar. A pessoa que você mais ama, agora você não consegue olhar nos olhos dela por dias, às vezes semanas.


Em que você confia secretamente? Por que a confiança é importante para você?


Neste momento, você pode estar secretamente confiando que o teto acima de sua cabeça não cairá sob sua cabeça, ou que a eletricidade não será desligada, ou que os vegetais orgânicos que você comprou não contêm produtos químicos que lentamente causarão câncer no seu corpo, ou que as pessoas lavaram completamente o sabão dos pratos que você está usando para comer, ou você confia que seus amigos se lembrarão do seu aniversário, você pode decidir confiar que a água que você está bebendo não está envenenada, e assim por diante…


Para que você precisa de confiança? Você precisa de confiança para…

Preciso de confiança para comer esta comida e beber esta água;
Preciso de confiança para que eles não vão embora se eu não atender às suas expectativas; preciso de confiança para me sentir amado;
Preciso confiar em você para poder criar um projeto junto com você;
Preciso ter confiança de que meu parceiro não mudará de ideia sobre o futuro, para que eu possa fazer planos com ele no futuro e não ficar frustrado quando as coisas mudarem;
Preciso de confiança porque temo que você tenha algo mais importante para fazer do que estar comigo e possa dizer Não à minha oferta de Intimidade;
Preciso de confiança para poder relaxar e ser eu mesmo; se eu não confiasse em alguém, ficaria neurótico, sempre preocupado e ansioso com o que pensam de mim;
Preciso de confiança para compartilhar o que sinto e penso com a outra pessoa;
Can you see how behind every sentence there is a cover for fear?

A confiança é um desvio para você não sentir seu Medo.


A confiança é o fertilizante das expectativas: você tem que se comportar do jeito que eu quero que você se comporte, ou do jeito que eu acho que você deveria se comportar, para que eu possa me sentir seguro — isto é, para que eu não sinta medo.


Prática:

  • Pense em uma ocasião em que você, consciente ou inconscientemente, escolheu confiar em alguém ou em alguma coisa. Agora escreva exatamente em que você confiou.

  • Confio em você para não… ‘contar aos meus amigos o que eu te contei ontem’, ‘confio que você não mentirá para mim sobre seu ex-companheiro’.

  • A partir daí, comece a escrever, estou com medo porque… Deixe o seu medo falar.

  • Então pergunte ao seu medo: ‘Olá, medo, o que você tem para mim? Escreva tudo o que o seu medo lhe diz.

  • Então decida o que você quer fazer com as informações que seu medo lhe deu.

Preciso confiar na pessoa X, para que essa pessoa não vá embora se eu não atender às expectativas dela. Confio que você não irá embora se eu quebrar suas expectativas.
Sinto medo porque quando eu falo o que quero você parece se ofender porque pega o smartphone e não quer se comunicar. Estou com medo de agir a partir do meu centro, de não dar a mínima para o que você espera de mim, e então você se desconecta e vai embora. Receio que você espere que eu aceite sua oferta de cozinhar para você esta noite. Sinto medo de dizer não e você me rejeitar.
Olá Medo, o que você tem para mim?
O medo diz: Faça intencionalmente algo que quebraria as expectativas dessa pessoa e verifique se sua história é verdadeira de que ela te 'rejeita'. Se sim, você realmente quer se relacionar com alguém que não vê nada além das próprias expectativas? Compartilhe seus medos com essa pessoa e pergunte: alguma das minhas histórias é real no seu universo? -
Esta é uma possibilidade de passar da confiança para o uso do seu Medo Consciente para navegar pela Intimidade e pelo Amor.

Qual é a saída desta armadilha?


Seu querido medo, meu amigo.


O medo é um recurso mágico para navegar no amor e na intimidade. Seu medo é a fonte para informá-lo sobre a próxima pergunta a se fazer, o próximo acordo e negociação necessária, a próxima oferta a ser feita. O seu medo te diz o ritmo, está próximo, está distante, há algo que essa pessoa está escondendo, qual o propósito dessa pergunta, desse comentário, o que falta, o que não está claro.


Em vez de 'confiar' em alguém para não mentir para você e ser ingênuo e esperar o momento em que essa pessoa irá traí-lo para que você possa se ressentir e se vingar dela, você tem a oportunidade de estar acordado e usar seu medo . Você tem a oportunidade de usar seu medo para estar presente, fazer perguntas perigosas, usar seu senso de propósito, olhar a pessoa nos olhos e assim por diante.


Se você não entorpecer o seu medo, ele lhe dirá no momento certo o que está para acontecer. Seu medo tem mais inteligência do que sua mente e suas suposições, opiniões, crenças e histórias sobre você, os outros e o mundo. É mais inteligente porque o seu medo consciente vem do agora, do presente. Suas histórias e crenças vêm do passado.


Seu medo se comunica com você mais rápido que a eletricidade. Quando você decide usar o medo em vez de confiar que as coisas acontecerão de uma determinada maneira, você se aproxima da realidade. Você se torna um mágico. Você começa a estar no lugar certo, na hora certa, com a pessoa certa.


E se você decidir fazer uma experiência radical e, desde o momento em que ler este artigo até a próxima semana, parar de confiar em tudo e qualquer pessoa?


Isso pode parecer muito assustador, certo? Viver sem esperar nada de ninguém? É possível?

S

e você mora em uma terra plana onde sentir medo é ruim, congelado, morto, perigoso, então talvez você não queira ir para lá. Você sente medo do seu medo. Você fica preocupado, controlador, em pânico, ansioso.


É assustador para mim não confiar em nada, não saber o que esperar e estar navegando em espaços completamente desconhecidos o tempo todo.
Tanto medo, não aguento o que vai acontecer, com todo esse desconhecimento, preciso saber. Como vou navegar nisso? Como posso controlar isso para me sentir segura?
Se eu sentir meu medo o tempo todo, será insuportável, ficarei sobrecarregada, e não serei capaz de funcionar, trabalhar e viver minha vida.

Na realidade você sente o tempo todo. A cada segundo você sente algo.


O que você está sentindo agora?


Você está sentindo todos os 4 sentimentos: raiva, tristeza, medo e alegria, o tempo todo, em porcentagens diferentes.


Isso significa que você sente medo o tempo todo. E de segundo a segundo ele se estabiliza de 1% e sobe para 100%. Não pode ser maior que isso.


Esta pode ser uma porta para você mudar para um cenário de medo totalmente diferente. Onde o medo é medo.


E se você pudesse deixar de confiar em outra pessoa e passar a confiar radicalmente em seus recursos internos e no universo para navegar aconteça o que acontecer?


Isso significa que você pode navegar por qualquer sentimento, qualquer emoção, qualquer desgosto, qualquer celebração, qualquer vivacidade, qualquer reviravolta inesperada nos acontecimentos.


Se você depositou sua confiança na vida ou no amor fora de si mesmo, seu Medo Consciente é uma porta de entrada para você.


EXPERIMENTO PARA DESCOBRIR POR SI MESMA:


  • Descubra sua própria construção de confiança. O que significa confiança em seu mundo? Por que é importante para você confiar? Por que é importante que você seja uma pessoa confiável?


Comece escrevendo em seu caderno, Confiança é…


Então, para se aprofundar e saber mais sobre o que é confiança em seu universo, passe de 10 a 15 minutos escrevendo: Preciso de confiança para/porque/para que… Tente não filtrar.


  • Descubra qual é a mecânica por trás da decisão de confiar em alguém. Este processo pode ser mais útil com outra pessoa fazendo as perguntas e reservando espaço para você. A cura acontece quando outra pessoa pode testemunhar você.

  1. Escolha uma das frases que você destilou, por exemplo: “Preciso confiar em você para fazer planos com você para o futuro”.

  2. Você tem usado a confiança para contornar e entorpecer seu medo. É hora de abrir espaço para o seu medo. Respire algumas vezes e desça o elevador. O amparador de espaço pergunta: O que há nessa pessoa que deixa você com tanto medo que precisa encobrir isso com confiança? Você sente com medo porque...

  3. Ao confiar nesta pessoa ou nesta circunstância, estou assumindo isso… e então transformo isso em expectativa ao acreditar que isso é verdade…

  4. Meu benefício em manter essa expectativa é…


Você gostaria de explorar o campo do Medo Consciente e do Relacionamento e Comunicação Autêntica? Contate-me para ingressar no próximo Clube do Medo para Intimidade, para o qual reservarei espaço em maio de 2024.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page