top of page
  • Gabriela Moreira

Como lidar com raiva e acessar clareza e propósito?

Atualizado: 12 de fev.

Uma energia começa a percorrer o seu corpo, parece uma adrenalina, toma conta de você, o caminho por onde ela passa, ferve.


Chega o impulso de dar um passo à frente! Para! Volta! Respira! Você organiza os pensamentos!


Toda aquela energia não está mais percorrendo o seu corpo, desceu para a garganta ou quem sabe para o peito, se concentrou toda lá, o grito é abafado, o punho cerrado, soca algo, quem sabe a parede!


Abafa o impulso para não explodir. Afinal, você foi ensinada que lidar com a raiva é abafá-la ou ser agressiva. Você aprendeu muito cedo que não é bom senti-la, não é?


pessoas usando a raiva de forma consciente
Clube da Raiva amparado por mim e por Gabriel Lechemin, no sul da França


E se eu lhe disser que existem formas diferentes de lidar com a raiva? E se a raiva for o combustível para você acessar Clareza e Vivacidade? E se essa energia dentro de você for a matéria-prima para você ser capaz de impor limites com conexão, sendo genuína e trazendo a verdade para a sua vida?


Topa embarcar nessa jornada de exploração pelo sentir a raiva e acessar o seu super poder?


Então, vem comigo.


Como você aprendeu que sentir raiva é ruim?


Vamos começar nossa exploração, percebendo as formas que você experienciou a raiva no passado e que provavelmente vivencia hoje. Você viu e ouviu episódios de gritos, xingamentos, reclamações, encontrar culpados, quebrar coisas, não é?


Quando você pensa em raiva, talvez venha na sua mente imagens de fúria do seu pai com a sua mãe, quando ele bebia ou quando algo dava errado no trabalho.


Ou quando sua mãe batia em você e a colocava de castigo por não saber conversar com você.


Ou então, cenas da escola, de colegas batendo em você por não ser como eles gostariam que você fosse.


casal discutindo

E você acabou assimilando que raiva é um sentimento ruim, que lhe controla e que você tem que se livrar de qualquer jeito, seja orando, meditando ou indo pra uma luta de boxe.


Tudo o que você aprendeu foi que o caminho por onde a raiva passa, queima e destrói e somente há dois finais fatais para o desfecho dessa história:


1. você explode e destrói tudo à sua frente, como você viu acontecer várias vezes.

2. Ou, essa energia chega na sua garganta, você engole em seco para não destruir tudo como o seu pai ou sua mãe faziam.


E aí você se tranca no quarto, assiste uma série, come doritos, aumenta o som do fone para ouvir qualquer música que expresse o turbilhão que está vivo dentro de você e por não saber o que fazer, fica ali borbulhando sem direcionamento.


Suas lembranças devem estar à flor da pele agora, não é? Tudo bem, elas são ricas possibilidades para você reconhecer as histórias e significados que você atribuiu a raiva a partir da sua experiência.


As histórias, "raiva é agressiva", "raiva é destrutiva e ruim", "raiva é um sentimento que não pode ser expresso" parecem verdade, porque você experienciou muitas evidências delas na sua vida.


E a partir dessas histórias você tomou decisões para a sua vida que são como a regra de um jogo, mesmo que você não saiba que ela existe, ela continua moldando as fases e o que acontece.


Se você experienciou a raiva como "ruim" ou alguma das histórias acima, provavelmente, você tomou decisões de que sentir é ruim e que não quer isso para você.


E você aprendeu a fazer de tudo para reprimi-la ou para explodi-la sem conexão com o verdadeiro poder que ela traz.


Assim, guarda a sete chaves um manancial de pura energia que tem o poder de trazer foco, vivacidade, clareza, mostrar o que lhe importa, dar força para impor seus limites, quebrar barreiras internas e externas, direcionar você a agir no que faz sentido e lhe trazer propósito.


Sinto raiva em presenciar tantas pessoas bloqueando a força de vida dentro delas. Eu quero empoderar você a revelar o seu brilho, a sua vontade, quero ouvir a sua verdadeira voz .


Para isso, vamos fazer, antes, um exercício para você perceber as histórias que se conta sobre a raiva.


Exercício para perceber as histórias vinculadas a sua raiva


Respira fundo


Mais uma vez.


Permita que as sensações que emergirem no seu corpo enquanto você lê essas palavras fluam. Não reprima. Apenas esteja presente com o que aparecer.


Agora se conecte com seu coração! Vamos navegar nas histórias conectadas à raiva.


Coloque seus pés no chão. Intencionalmente, aumente um pouco a sua raiva.


Apenas observe.


O que essa palavra causa em você? Quais são as imagens? As regras? Os sentimentos? Quais lembranças em flashes que vem pra você? Como você experienciou a raiva nas outras pessoas ao longo da vida? E como experienciou a raiva em você?


Fique um momento nesse lugar.


Comece a escrever tudo que vem. Frases, palavras, imagens: Agressão, violência, guerra, brigas, desentendimento, baixaria, reclamação, irritação, medo, limites cruzados, abuso...


Essas são algumas das histórias que você tem sobre a raiva.


Com esse exercício, a minha intenção é que você tenha a clareza que as histórias não são a sua raiva, e assim, você comece a realmente saber lidar com a raiva.


Agora, vamos entender o que é a raiva.


O que realmente é o sentimento de raiva?


A raiva é energia. E como energia não é possível se livrar dela, apenas transformá-la. O fato de anestesiar e fingir que ela não está lá não a faz desaparecer. Pelo contrário, faz ela permanecer no seu corpo.



Então, o que fazer com essa energia? O que mais é possível?


Pense em uma faca. O que determina com que uma faca seja usada para matar alguém ou cortar um abacaxi?


A faca? Não. O propósito de quem usa a faca? Sim.


A faca é simplesmente a faca, assim como a raiva é a raiva. O que determina a forma que você usa a raiva ou uma faca é o propósito.


Para você lidar com a raiva de forma diferente do que você aprendeu até hoje e com propósito, a partir de novas histórias que criam resultados diferentes, é preciso recomeçar. É preciso criar novas evidências. É preciso aprender a sentir e depois aprender a usar para o que você quer, de forma consciente.


cachoeira


3 Formas para de fato lidar com a raiva


Deixo aqui 3 formas diferentes de lidar com a raiva, as duas primeiras você já pode começar a praticar no seu dia a dia. A última é para você se aprofundar e encontrar o ouro que a sua raiva tem guardado para você.


1. "Eu sinto raiva porque"

O primeiro passo para conseguir usar o poder dessa energia é começar identificando ela sem agir, por enquanto.


Observe o seu corpo, quais são os sinais que dizem que você está sentindo raiva? Começar a soar? Fechar as mãos, sentir o coração pulsando mais forte? Ao observar o que acontece, diga ou escreva: Sinto raiva porque...


Por exemplo: sinto raiva porque não estou conseguindo fazer exercício físico, sinto raiva porque meu parceiro não cumpriu o acordo, sinto raiva porque um carro me fechou na rua.


Depois de uma semana praticando, adicione uma nova camada - Sinto raiva porque… Eu escolho usar essa raiva para…


Por exemplo: Sinto raiva porque meu filho não respeita os acordos e fica mais tempo usando o computador. Eu escolho usar essa raiva para ter uma conversa com ele e propor separar uma hora por dia para brincar com ele no quintal.


Sinto raiva porque um cara me fechou no trânsito. Eu escolho usar essa raiva para que na próxima vez que isso acontecer eu faça uma cara brava e dê um grito.


2. Use a sua raiva para fazer mudanças na sua vida

A raiva é o seu fogo interno, é sua pulsão de vida. Você pode aprender a usar sua raiva para fazer as mudanças que você quer.


Aquilo sobre o que você tem raiva revela o que importa para você, caso contrário, você não teria usado a energia sentindo algo sobre isso.


Pegue um papel e comece a escrever sobre o que você sente raiva na sua vida. Em seguida, use as informações para tomar decisões - ações simples e concretas.


Por exemplo: Sinto raiva sobre minha falta de compromisso com o meu projeto pessoal. Sempre deixo para depois o livro que estou escrevendo. Decido me comprometer a fazer um acordo com dois amigos - vou acordar e escrever durante 15 min todos os dias, qualquer coisa.


No primeiro mês vou enviar uma prova para vocês todos os dias. Se algum dia deixar de enviar vou lhes pagar R$ 100,00 reais por faltar com esse compromisso.

3. Clube da raiva: Sentir e expressar a raiva conscientemente

Durante 5 semanas você poderá participar do Clube da Raiva e terá um espaço seguro e perigoso para aprender, em time, a identificar a raiva, senti-la e expressá-la de forma consciente e então acessar o potencial que ela oferece.


Veja o que mudou nas relações de uma participante do Clube da Raiva:

“Com o Clube da Raiva tenho sido mais espontânea, não estou medindo tanto as palavras antes de soltá-las, seja por escrito seja pela boca. Notei que estou me apropriando muito mais do espaço aqui em casa. Era como se antes eu pedisse desculpa inconscientemente pelo espaço que ocupo.


Tenho me sentido muito mais próxima das pessoas com quem convivo e gosto, e mais distante de outras pessoas que talvez não façam mais sentido na minha vida.


Estou aprendendo a direcionar essa energia que vinha como explosão nas minhas relações. Estou conseguindo usar a raiva agora para negociar intimidade! O Clube da Raiva é um divisor de águas”!


Agora que você sabe que há novas e empoderadas formas de lidar com a raiva que permitem acessar o manancial de força, clareza e propósito, você tem a chance de escolher ativar esse poder. Você vem? Eu escolho ativar o meu poder no clube da raiva.


Com Amor,

Florescedora da Essência Gabriela


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page